Movimento Linear - Creio que esse é um dos movimentos mais matemáticos no jogo. Segundo o wikipédia, no jogo, o movimento se faz da seguinte forma: ao entrar no Portal, o jogador sai da mesma forma que entrou. Por exemplo, se entra de lado no Portal, a ideia será sair no outro da mesma forma. Se for pulando, sairá em "queda".
O desenho mostra exatamente a ideia do pulo. Note que ao pular no portal azul com uma altura razoável seu impulso será quadrático ao sair no laranja. Trata-se de uma função onde a altura para pular é h. Tentamos reproduzir assim: f(impulsão)=h+portalA = portalB+d². |
Movimento de Impulsão - Por falar em impulso, é um dos mais empregados no jogo também. O impulso é muito usado para pegar "embalo" e ir a lugares inacessíveis normalmente. Quanto mais rápido entrar no Portal (pulando de grandes alturas e caindo nele, por exemplo), maior será a impulsão ao sair no outro.
Para conseguir proezas como essa, é necessário usar a lógica e a rapidez, para maior impulsão e velocidade. |
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal_%28jogo_eletr%C3%B4nico%29 (imagens e conteúdos)
Artigo Científico 4 - Portal, o Jogo. SANTOS, J.V.S.B (Novembro de 2011)
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