1.0 Matemática

Para começar, quero seguir a mesma trilogia do meu Portfólio do ano passado, citando um pouquinho da história e coisas de matemática para o Portfólio ficar variado. Vamos a história da matemática primeiro:

1.Matemática - A Ciência que Julgamos
O site matematica.br, faz uma referência (ou uma comparação, se preferir) da História da Ciência com a História da Matemática. Concordo plenamente com o site, pois a Matemática é uma Ciência sim, talvez mais do que uma Ciência, pois é tão perfeita que precisamos de milênios para desenvolvê-la e aperfeiçoá-la  (e ainda estamos tentando!). Sim, nós na escola, no começo quando a vimos, vemos que é uma coisa rídicula e pensamos "O que isso influencia na minha vida?". Depois vimos qual é a sua "moral" e pensamos o quão incrível ela é. Porém, as coisas dificultam e quase desistimos de ver o quanto ela é útil. Mas é. Por mais que negamos, dizemos que é chata, enjoada, ela não deixa de nos ser em útil. EM TUDO.
A Matemática é a Ciência exata dos números, das divisões e de áreas (exemplos básicos, mas isso é pouco diante de toda a área que a Matemática abrange). Pensamos por um momento: "Eu gosto tanto de Educação Física porque não temos de fazer esforço e pensar tanto...". Aí é que está o grande engano, pois NÃO HÁ nenhuma matéria neste mundo, nada, ser ou coisa nenhuma, que envolva números e cálculos. A Educação Física é um dos que mais abrangem números. Vamos pensar em um corredor de maratona por exemplo:
Retirado de: http://jorditena.blogspot.com.br/2011/09/quiero-ser-corredor-popular.html

O corredor de marotona percorre, por exemplo, 12Km em uma competicação. 12km é igual a 12 mil metros, onde 12 mil é uma unidade Matemática, que serve tanto para medir, calcular, etc.; o corredor necessita da Matemática para atinger seu objetivo: completar todo o circuito.

O exemplo de Educação Física é clássico, porque temos muito preconceito em relação ao profissional que estuda nesta área, achado que somente se é praticado esportes durante seu curso. Nos engamos e julgamos erroneamente estes profissionais, pois eles usam a Matemática e Física tanto quanto nós.
Por falar em Física, temos que relacionar ela com a Matemática. Física é uma Ciência que estuda situações do nosso cotidiano ou mas complexas. Porém, para ela resolver estas situações, necessita de valores, unidades e números. Para isso ela conta com a Matemática, o que muitos dizem que Física e Matemática andam juntas. É verdade.
Um dos maiores físicos que já existiram, Albert Einsten também era matemático. Nota-se que é impossível calcular equações físicas sem a Matemática.
Imagem retirada de: http://fatecie.blogspot.com.br/2012/03/feliz-aniversario-albert-einstein.html
Informação Retirada de:http://www.matematica.br/historia/

2.História da Matemática
O site wikipedia, na seção Matemática data que durante o ano 300 a.C. começam os primeiros sintomas de números, nas regiões da Mesopotâmia, Egito, Grécia, Índia e Oriente Médio. Nota-se que os mercadores destas regiões usavam desenhos (palitos, bonecos ou desenhos de seus produtos) para servirem de anotações que mais tarde ser lembradas para cobrar seus clientes. A partir daí surgiram os primeiros focos númericos. Uma das regiões que aprimoraram a Matemática foi a região do Oriente Médio, que desenvolvem cálculos mais complexos.
2.1 O Ábaco
Um dos intrumentos mais revolucionários para  a Matemática e para a Informática hoje é o Ábaco. Ele era um antigo instrumento que se usava para calcular. Segue a descrição completa dele, segundo o Wikipédia:
"O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair."
Realmente o Ábaco ainda é usado para aprendermos as unidades, dezenas, centenas e as milhares na Escola, principalmente na primeira série (hoje 1º ano) para descobrir a noção dos números. É uma ferramente incrivelmente educacional e muitos simples. Eu aprendi muito as unidades numéricas graças ao Ábaco.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco







Nenhum comentário: