Seno: Sua principal definição é tratar-se de uma função trigonométrica. Em relação aos ângulos define-se sen(º). Seno é o cateto oposto em um triângulo retângulo. Como se pode perceber, ele é oposto a hipotenusa e ao cateto adjacente.
A história do nome seno, segundo as palavras de um editor no site Wikipédia:
"Foi através dos árabes que a trigonometria baseada na meia corda de uma circunferência, que foi apresentada pelos hindus, chegou à Europa.
Os árabes haviam traduzido textos de trigonometria do sânscrito. Os hindus tinham dado o nome de jiva à metade da corda, e os árabes a transformaram em jiba. Na língua árabe é comum escrever apenas as consoantes de uma palavra, deixando que o leitor acrescente mentalmente as vogais. Desse modo, os tradutores árabes registraram jb. Na sua tradução do árabe para o latim, Robert de Chester interpretou jb como as consoantes da palavra jaib, que significa "baía" ou "enseada", e escreveu sinus, que é o equivalente em latim. A partir daí, a jiba, ou meia corda hindu passou a ser chamada de sinus, e, em português, seno."
Cosseno: Sua definição é trigonométrica. Em relação aos ângulos define-se cos(º). Cosseno é o cateto adjacente, oposto ao seno em um triângulo retângulo e em uma circuferência.
Tangente: Na Trigonometria, a tangente é um coeficiente angular para uma reta. Em relação aos ângulos define-se tag = [sen(º)/cos(º)]. Tangente é o comprimento do cosseno e do seno.
Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangente |
Fontes e imagens: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangente
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosseno
http://pt.wikipedia.org/wiki/Seno
http://www.brasilescola.com/matematica/seno-cosseno-tangente-angulos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário