Para seguir a cronologia dos portfólios anteriores, nós colocaremos alguns materiais matemáticos que foram citados ou mostrados para nossa turma durante o trimestre pela professora.
2.1 Algoritmo matemático em garrafa Coca-Cola no Natal
O que mais chamou a atenção de nós nesse trimestre, foi uma história que a professora nos contou em uma tarde que o pessoal ficou para apresentar os trabalhos do portfólio do primeiro trimestre. Ela nos contou que nas garrafas de Colca-Cola que ocorreu em um Natal (não sei o ano) tinha um algoritmo muito interessante, que fazia os flocos de neve criar um efeito em 3D que pareciam que estavam caindo. Para fazer aquilo nas máquinas, o algoritmo criava milhões de triângulos fractal, que formavam o floco. O processo é meio complicado de se explicar, mas vamos lá!
2.1.1 Fractal
Primeiro, fomos pesquisar o que era um triângulo fractal no Wikipédia e tiramos a seguinte definição:
"Um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente autossimilares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo."
De acordo com essa descrição feita pelo wikipédia, a gente relaciona mais ou menos com o que a professora nos explicou. Indo mais além, o fractal é complexo demais para a geometria comum, sendo mais aplicada nas ciências, tecnologia e na computação - onde o Wikipédia aplica como nas "artes". Fractais pelo que vimos também na computação são usados para mostrar modelos de uma forma. Por exemplo nos jogos, os fractais são modelados com texturas e cálculos que criam os ambientes, os personagens e os itens. Isto sendo aplicado na área de programação, informática, mas isso não quer dizer que os fractais vão mais além.
2.1.2 Como funciona a 'modelagem' dos flocos
Nós iremos mostrar como a professora fez, tentando mostrar da maneira mais clara possível.
Observe a imagem:
É dessa forma que é gerado os efeitos de queda de flocos. Começa mais ou menos assim, porém é um pouco diferente. Para criar naquela forma, cria-se um triângulo e faz o contrário do mostrado acima: dessa vez a gente cria um grande e faz outros nos lados e nesses criamos outros e assim vai, 'fractando'. No fim, microscopicamente, ele cria milhares (ou milhões) de pequenos triângulos. Fica mais ou menos assim:
Bom, não conseguimos explicar bem, mas o algoritmo gera isso e cria o efeito em 3D.
A garrafa com o efeito |
Referências: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1940
http://www.blogger.com/blogin.g?blogspotURL=http://www.chriscares.com.br/2010/11/ja-chegou-o-natal.html
pt.wikipedia.org/wiki/Fractal
Nenhum comentário:
Postar um comentário